Oficina na Bacia do Lageado revela nascentes sob casas e fortalece o diálogo entre ciência, comunidade e gestão pública

No último dia 12 de abril, a OSC Santa Luzia, movimento social presente no sudeste da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lageado, extremo leste de São Paulo, foi palco de uma oficina sobre os desafios socioambientais do território no enfrentamento às mudanças climáticas. A atividade foi conduzida pela pesquisadora Iolanda Cruz Teles, do INCT Klimapolis- Ciam Clima, integrante do LaBItaim da Universidade São Judas, e contou com 40 participantes reforçando a importância da escuta e da troca de saberes com a comunidade local.

A ação marcou um momento importante de interface com a gestão pública, através da participação do vereador João Ananias (PT), que fortaleceu os repertórios ali construídos quando enfatizou às mudanças socioambientais locais e a importância da participação popular, enquanto articulador local, no enfrentamento às mudanças climáticas.

Em um segundo momento a oficina se deu com uma saída de campo até a nascente Santa Luzia que faz parte da bacia hidrográfica do Ribeirão Lageado. Na ocasião, observou-se no entorno a existência de outras nascentes, localizadas, inclusive, sob algumas residências, fato preocupante, que evidencia os impactos da urbanização desordenada e a urgência de estratégias de proteção ambiental.

A comunidade pode compreender melhor a situação socioambiental do lugar e fortalecer-se no enfrentamento às mudanças climáticas. “A oficina foi um momento para ouvir, mapear e valorizar o conhecimento das pessoas que vivem na área. Essas informações são fundamentais para pensar soluções sustentáveis e construir políticas públicas mais justas”, ressaltou Iolanda Cruz Teles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *