Metas

O INCT Klimapolis pretende ampliar e consolidar a rede já existente do Laboratório Klimapolis dedicada à ciência atmosférica e à transformação urbana em áreas metropolitanas, com foco no Sudeste e no Nordeste brasileiro. A rede é uma iniciativa bi-lateral Brasil Alemanha que reúne instituições de pesquisa de excelência nas áreas de modelagem e monitoramento climático e ambiental, saúde, planejamento urbano e governança, além de representantes de comunidades locais, prefeituras, secretarias e ONGs.

O objetivo é ampliar a atuação da rede de pesquisa no nordeste e incluir outras regiões sub-representadas. No âmbito internacional o objetivo é fortalecer as cooperações com colaboradores na América Latina, Ásia e Europa. Temos uma visão de longo prazo de nos tornarmos um centro brasileiro de pesquisa baseado em Experimentos do Mundo Real (EMRs), uma vez que essa abordagem oferece novas estratégias e metodologias transferíveis para a governança e a transformação das cidades para se tornarem mais resilientes e adaptadas às mudanças do clima.

Os EMRs do INCT Klimapolis se concentrarão em duas áreas urbanas brasileiras: São Paulo/SP e Natal/RN, com a intenção de expandir os EMR para outras regiões. Os EMRs permitem integrar três atividades acadêmicas: pesquisa, ensino e extensão em uma perspectiva horizontal em sua integração com a sociedade, a partir da transferência de conhecimento, onde se postula a co-produção do conhecimento baseada na troca transdisciplinar e trans-societária.

A espinha dorsal das atividades será a estrutura de pesquisa e ensino integrada aos programas de doutorado e mestrado da rede, que será disponibilizada àqueles em funções governamentais e administrativas, especialmente em nível municipal. O INCT traz uma inovação no ensino em níveis de pós-graduação, introduzindo os alunos e pesquisadores à metodologia dos EMRs para a transformação do espaço urbano, promovendo palestras e seminários específicos, e divulgando a experiência dos EMRs que têm sido realizados internacionalmente.