A segunda etapa da programação do dia 25/09 do SP Meeting INCT Klimapolis, realizada durante a Bienal Internacional de Arquitetura, trouxe ao público reflexões sobre os desafios da emergência climática nos territórios populares e as potencialidades de soluções baseadas na natureza como estratégia de transformação urbana.
No auditório da Oca, o primeiro eixo da tarde, intitulado “Entre políticas e práticas: territórios populares frente à emergência climática”, discutiu inovação administrativa e justiça climática no planejamento urbano brasileiro; a relação entre carnaval e emergência climática; o microplanejamento como crítica espacial em territórios periféricos; a busca por justiça socioespacial no planejamento urbano participativo, a partir de experiências em comunidades; além da reflexão sobre a moradia precária e a precariedade das políticas públicas habitacionais.
Na sequência, plateia atenta pode acompanhar temas como: “Soluções baseadas na natureza para espaços públicos: a reinvenção da cidade pelo ciclo da água”. Foram apresentados trabalhos sobre conexões verdes e azuis no entorno do Parque Realengo (RJ); a experiência do Wetland Living Lab, que discute a água como geradora de um paisagismo pós-carbono; o uso do bambu em contenções de encostas no município de Franco da Rocha (SP); a perspectiva da microbacia do rio Jaguaribe e sua relação com a justiça climática em João Pessoa; e as soluções comunitárias baseadas na natureza na Bacia do Córrego Uberaba, em São Paulo/SP.
Para a coordenação do evento, o nível dos debates revela a alta qualidade da ciência brasileira que consegue avançar apesar dos constantes desafios. “ Quando começamos uma pesquisa nos territórios, nossa utopia é que vamos conseguir solucionar tudo em parceria com a comunidade e com os gestores. Muitas vezes, bate a frustração. Mas quando o resultado do processo colaborativo é implementado, confirmamos que as soluções baseadas na natureza e na união de saberes são realmente o caminho mais efetivo para a sustentabilidade nas cidades.” Concluiu Ana Paula Koury.