Pesquisador do INCT Klimapolis faz palestra sobre Justiça Climática  

Alunos do ensino fundamental do Educandário Venera Dantas de Medeiros, em Macaíba (RN), participaram da palestra “Justiça Climática: Por que o clima afeta as pessoas de maneiras diferentes?”, ministrada pelo pesquisador Paulo Victor do Nascimento Araújo. O evento faz parte das ações do projeto “MapJundiaí: Mapeamento de Áreas de Risco de Inundações sob Influência do Rio Jundiaí”, coordenado pelo professor Venerando Eustáquio Amaro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Klimapolis e pesquisador do PAMGEIA/IFRN – Campus Macau, Paulo Victor abordou como os impactos das mudanças climáticas atingem diferentes grupos sociais de forma desigual, evidenciando a importância da justiça climática e do planejamento ambiental para a prevenção de desastres, como inundações. “As mudanças climáticas não afetam todas as pessoas da mesma forma. Comunidades mais vulneráveis sofrem com os impactos de maneira muito mais intensa. Por isso, falar sobre justiça climática é essencial para que possamos construir soluções mais inclusivas e sustentáveis”, destacou o pesquisador.

A palestra teve participação dos estudantes, que demonstraram interesse e interagiram com o tema. A atividade reforça o compromisso do INCT Klimapolis em promover conscientização ambiental e resiliência urbana, buscando construir cidades mais sustentáveis e preparadas para os desafios climáticos. A organização do evento agradeceu à direção do Educandário Venera Dantas de Medeiros pela parceria e destacou a importância de iniciativas como essa para a formação de jovens mais conscientes sobre as questões ambientais.

O projeto MapJundiaí busca mapear essas áreas e desenvolver estratégias para mitigar os impactos das inundações no Rio Jundiaí. A ação em Macaíba reforça a importância de iniciativas educacionais para a construção de um futuro mais sustentável e justo para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *