Encontro com candidatos à Prefeitura de Natal debate futuro climático e sustentável da cidade

O Encontro com Candidatos a Prefeito pelo Clima, evento organizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Klimapolis (INCT Klimapolis), que teve como foco central as propostas para o enfrentamento das mudanças climáticas e a sustentabilidade da cidade, foi realizado com êxito na última segunda-feira(23).

Em um formato inovador, sem debate direto entre os candidatos, a iniciativa permitiu que cada postulante ao cargo de prefeito apresentasse sua visão sobre temas fundamentais como mobilidade urbana, preservação ambiental, educação climática e resiliência de comunidades vulneráveis.

“Convidamos os candidatos à prefeito para entender quais ações planejam implementar em Natal, com foco na adaptação às mudanças climáticas e na melhoria da qualidade de vida da população. Nós, do setor acadêmico, estamos aqui para colaborar, oferecendo nosso conhecimento e buscando entender de que forma podemos apoiar a tomada de decisões” enfatizou a vice-coordenadora do INCT Klimapolis, Professora Judith Hoelzemann que abriu o evento com uma rápida apresentação do que é o INCT Klimapolis.

Na sequência, os pesquisadores-moderadores, Venerando Amaro e José ATTAYDe, se alternaram nas perguntas e ficaram responsáveis por garantir o cumprimento das regras e a equidade no tempo de resposta dos candidatos. “As perguntas foram elaboradas pela equipe do projeto, e cada candidato terá até 3 minutos para responder. Dentro desse tempo, espera-se que abordem ações e projetos específicos de suas candidaturas voltados aos impactos das mudanças climáticas em Natal” esclareceu o professor Venerando Amaro.

As perguntas foram elaboradas pela coordenação do evento e por pesquisadores do INCT Klimapolis, com base em temas relacionados ao clima que previamente foram encaminhados aos candidatos, permitindo que todos estivessem preparados para responder de maneira efetiva.

O tema Mitigação das mudanças climáticas foi destacado na primeira rodada de perguntas. Enquanto alguns defenderam a transição para energias limpas, outros destacaram a urgência de políticas para lidar com a elevação do nível do mar, um problema cada vez mais presente na realidade da capital potiguar que já declarou inclusive estado de emergência. “Para melhorar Natal, inclusive o turismo, é necessário preparar a cidade, cuidando de suas praias e rios, da infraestrutura urbana garantindo segurança e preservação, para que tanto os visitantes quanto os moradores possam desfrutar de nosso patrimônio natural sem riscos.” Defendeu candidato Hero Bezerra.

A mobilidade urbana sustentável foi outro destaque. Natal, conhecida por seu transporte coletivo ineficiente e pela falta de ciclovias, precisa de uma mudança urgente nesta questão.
“Trinta motos equivalem a um único transporte coletivo, o que contribui para o aumento da poluição. Por isso, é fundamental implementar um sistema de transporte integrado. Devemos apostar no trem, aproveitando a nossa malha ferroviária, e construir uma verdadeira integração entre os diferentes meios de transporte” argumenta o candidato Nando Poeta( PSTU)

Na preservação ambiental, os planos para áreas verdes e de mananciais, como o rio Pitimbu, bem como o combate ao desperdício de água, foram amplamente abordados, com a crise hídrica e a contaminação por nitrato afetando diversos bairros da cidade. O tema da educação climática foi levantado em outra rodada.Por fim, a situação das comunidades vulneráveis, como os pescadores de Ponta Negra, ganhou destaque. Os candidatos discutiram seus planos para garantir maior resiliência dessas populações frente às mudanças climáticas, seja por meio de políticas de proteção social, seja por investimentos em infraestrutura para evitar desastres naturais. “É essencial debatermos maneiras de aumentar a sensação de pertencimento da população a determinados espaços. Devemos promover iniciativas como parques acessíveis e áreas de convivência que, sem causar danos ao meio ambiente, tenham também um papel educativo, incentivando as pessoas a se tornarem aliadas na preservação desses espaços.” Diz candidata Natália Bonavides.

Dos seis candidatos a prefeito de Natal três não compareceram, mas asseguraram que vão assinar o documento que assegura a intenção de convidar os pesquisadores para pensar juntos à cidade, numa maior integração entre o poder público, academia e a sociedade para mais adaptação e mitigação às mudanças climáticas.

O evento, que contou com a participação da comunidade universitária foi iniciativa do INCT klimapolis e cadastrado como projeto de extensão, tendo direito à certificação pelos participantes. O Pró reitor de extensão, Graco Aurélio Viana, participou da ação e falou da importância e qualidade dos assuntos abordados. “ Precisamos promover mais encontros como esse. A academia tem muito a oferecer, com o trabalho de pesquisadores de excelência como o INCT Klimapolis. A expectativa agora recai sobre a escolha de líderes capazes de transformar essas discussões em ações concretas.” Declarou o pró-reitor.

Este momento de diálogo entre academia, candidatos e sociedade, rendeu 31 perguntas para os candidatos, todas na busca por soluções climáticas embasadas e com foco em resultados. As perguntas foram encaminhadas para cada um dos candidatos que se comprometeram em enviar as respostas ainda nesta semana.