No próximo sábado, 26 de setembro, a comunidade da União de Vila Nova, na zona leste de São Paulo, recebe uma programação especial dentro da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. A atividade, que acontece de forma gratuita, contará com a presença de pesquisadores do INCT Klimapolis, que acompanharão a visita guiada organizada pelo grupo Ação Pantanal.
A programação tem início às 9h, com ponto de encontro na Rua Principal, 37, Vila Nova União (NUA). Logo na abertura, haverá uma apresentação do local conduzida por Renato Daud (CDHU) e Paulo Santiago (Instituto Nova União das Artes – NUA), contextualizando os processos de urbanização e resistência cultural da região.
Em seguida, o grupo será recebido para um almoço com os integrantes do Grupo de Agricultura Urbana (GAU), seguido de visita ao viveiro, conduzida por Helena e Joelma, representantes do coletivo. A atividade também prevê uma roda de conversa sobre organizações sociais, reunindo Carmen Silva (MSTC), Ivanete Araújo (MMLJ), Eliane Caffé e Cassia Fellet, em diálogo com a comunidade e os pesquisadores.
O encontro pretende valorizar experiências locais de organização social, agricultura urbana e produção cultural, fortalecendo o diálogo entre universidades, coletivos e territórios periféricos. Pesquisadores do INCT Klimapolis estarão presentes para acompanhar a ação que integra os Experimentos do Mundo Real, eixo do projeto que busca aproximar ciência, sociedade civil e gestão pública na busca por soluções sustentáveis e inclusivas para as cidades.
Como se inscrever: instagram.com/acaopantanal
Como chegar: Metrô Linha 3 – Vermelha até a Estação Corinthians-Itaquera; de lá, ônibus 2123-10 União de Vila Nova até o ponto final, próximo ao Instituto Nova União da Arte (NUA).