O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Klimapolis (INCT Klimapolis) participará da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, levando para a 14ª edição do evento o primeiro encontro dos Experimento de Mundo Real (EMR) que estão sendo desenvolvidos no âmbito da rede de pesquisa INCT Klimapolis. Os Experimentos do Mundo Real fazem parte de uma abordagem que propõe a integração entre ciência e sociedade para promover transformações urbanas sustentáveis nas cidades brasileiras. O encontro será coordenado pelas professoras Rita Ynoue e Ana Paula Koury, pesquisadoras do INCT Klimapolis, e acontecerá no dia 24 de setembro de 2025, das 9h às 17h, como parte da programação oficial da Bienal.
Intitulado I Encontro de Experimentos de Mundo Real, o evento reunirá os coordenadores de experimentos que atuam diretamente em seus contextos locais enfrentando desafios urbanos reais e introduzindo a prática científica como disparador de ações transformadoras. A proposta é promover um espaço de trocas e reflexões sobre os caminhos possíveis para transformar as cidades por meio de abordagens colaborativas, transdisciplinares e sustentáveis, fortalecendo a construção de soluções enraizadas nas realidades das cidades brasileiras.
Os participantes serão convidados a compartilhar metodologias, aprendizados, dificuldades e visões sobre como seus experimentos de mundo real contribuem para a produção de conhecimento aplicado e transformador. Para integrar a programação, será necessário o envio de um resumo contendo informações como o nome do experimento, equipe envolvida, tema central, problemas enfrentados, relação com a cidade e com os princípios da sustentabilidade. Também poderão ser indicados os principais desafios urbanos e ambientais enfrentados, além das abordagens transdisciplinares eventualmente adotadas.
Essa iniciativa do INCT Klimapolis na Bienal contará com a parceria do CIAM Clima (Cidade Infraestrutura e Adaptação às Mudanças do Clima) da subrede de pesquisa do INCT Klimapolis sediada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O CIAM Clima atua no estudo das mudanças climáticas e suas implicações para as cidades, com ênfase em infraestrutura urbana, resiliência e adaptação climática. Entre suas principais áreas de atuação, destacam-se as pesquisas voltadas ao fortalecimento de infraestruturas resilientes, adaptadas às novas condições ambientais que afetam os contextos urbanos brasileiros.
Continuidade no SP Meeting 2025 + Fórum de Debates
A programação terá continuidade com o SP Meeting 2025 + Fórum de Debates, que ocorrerá de 25 a 28 de setembro, também em São Paulo. O fórum será um espaço ampliado para aprofundar o diálogo entre pesquisa, prática e ação urbana coletiva. Os interessados em participar devem submeter seus resumos expandidos até o dia 10 de julho de 2025, com limite de até 5.000 caracteres, por meio da plataforma de submissão disponível nos canais oficiais do evento.
A participação do INCT Klimapolis na Bienal marca um passo importante para a inserção de práticas científicas engajadas na agenda pública da arquitetura e do urbanismo no Brasil, aproximando o campo acadêmico de iniciativas concretas de transformação das cidades.
Formulário para cadastro de laboratórios para Experimentos em Mundo Real (EMRs): https://forms.gle/annfpDjt6CBb8yRF8
Mais informações sobre a Bienal: www.bienaldearquitetura.org.br
Saiba mais sobre o Klimapolis: www.inctklimapolis.org
