Sobre

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Klimapolis faz pesquisa transdisciplinar sobre resiliência climática e ambiental de áreas urbanas brasileiras por meio de Experimentos em Mundo Real. A meta é tornar mais acessível os estudos sobre avaliação, cenários e soluções para adaptação às mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.

O INCT Klimapolis foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em dezembro de 2022, por um período inicial de cinco anos.

A construção da Rede Germano-Brasileira Klimapolis iniciou em 2017, a partir de um financiamento do Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BmBF) ao Instituto Max Planck de Meteorologia, no intuito de unir esforços em relação às temáticas ligadas ao clima em centros urbanos brasileiros. Ao longo dos anos, focou-se na promoção de eventos e pesquisas em poluição do ar e temas relacionados à governança climáticas nas cidades. Após a aprovação do INCT Klimapolis em 2022, o trabalho foi expandido está voltado para cinco frentes de pesquisa interdisciplinares: Ar e Ruído, Água e Solo, Variabilidade Climática, Adaptação às Mudanças Climáticas e Saúde e Bem-Estar, tendo como um dos principais objetivos a realização de dois Experimentos em Mundo Real, nas capitais do Rio Grande do Norte e de São Paulo.

A coordenadora geral do INCT Klimapolis é a Professora Maria de Fátima Andrade, da Universidade de São Paulo e na vice coordenação está a Professora Judith Hoelzemann, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que se juntam a outros pesquisadores de excelência de várias cidades do Brasil e do Mundo.

Se você tem pesquisa em áreas afins e quer fazer parte da rede do Instituto, entre em contato com a gente. O nosso novo portal de informações está em construção, mas você pode mandar sua mensagem no direct das nossas redes sociais: @inctklimapolis (Instagram) ou pelo e-mail: klimapoliscomunica@gmail.com