O seminário Práticas extensionistas no planejamento territorial de Natal: Desafios para a proteção da paisagem no contexto das mudanças climáticas, ministrado pela Professora Ruth Ataíde, foi realizado nesta quarta(26), com importante participação de pesquisadores de várias cidades do Brasil.
A professora, que é membro do INCT klimapolis, compartilhou sua vasta experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em planejamento ambiental e projeto urbano e territorial.
No seminário, ela defendeu a importância do ensino, da pesquisa e extensão e enfatizou sua atuação junto ao INCT klimapolis nas ações de proteção e alertas científicos sobre a erosão da zona costeira, especialmente na capital potiguar, que está vivenciando intensa pressão imobiliária.
Ruth Ataíde explicou quais são suas pautas norteadoras no INCT klimapolis, como os diálogos com o Eixo Transversal “Experimentos do Mundo Real (EMR)”: monitoramento das ações da orla de Natal – incidência sobre os impactos e as condições de vulnerabilidade socioambiental (processos formativos e projetos urbanísticos).
Ela também esclareceu que, desde a década de 1980, trabalha nas lutas pelos direitos urbanos, em especial aqueles que envolvem conflitos fundiários e socioambientais, em apoio aos movimentos sociais urbanos e territórios populares no sentido de contribuir para o fortalecimento da democracia e da justiça socioespacial sustentada nos principios do Direito à Cidade.
“ Para além das conquistas e lutas associadas à reforma urbana, centradas nas demandas materiais, é preciso ampliar a consciência de que o direito à cidade pressupõe a visão integradora e as repercussões espaciais das desigualdades, recriando a nós mesmos por meio da ressignificação da cidade, com efetivação da justiça climática e ambiental,” concluiu a pesquisadora que seguiu respondendo as perguntas dos participantes, no Seminário.
Quer saber mais? Assista a apresentação na íntegra, no YouTube: @inctklimapolis.