Empresas e universidades unem esforços pela preservação do Rio Pitimbu

A segunda fase do encontro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu foi dedicada às falas de representantes do setor empresarial e à realização de uma oficina prática de compostagem.

A Caern, por meio da representante Isabela Pereira, apresentou estudos e relatórios de monitoramento, ressaltando a importância do Rio Pitimbu para o abastecimento via Estação de Tratamento de Água do Jiqui, responsável por atender grande parte da população da região sul de Natal.

O representante do cemitério Morada da Paz, Heber Vila, reconheceu a carga orgânica que impacta trechos do rio e destacou as medidas de controle e monitoramento da qualidade da água. Ele também ressaltou a manutenção de áreas de mata ciliar entre o cemitério e o rio como estratégia de preservação ambiental.

Já as representantes da Solar BR Macaíba, Christiane Bakker e Lidiane de Lima Melo, reforçaram o compromisso com a sustentabilidade, apresentando a certificação “Lixo Zero Coca-Cola”, ISO 14.001 e o programa de gestão sustentável da água.

Encerrando a programação, foi realizada uma oficina de compostagem conduzida pelo Grupo de Estudos em Solo (Gesolo), coordenado pelo professor Gualter Guenther e estudantes do curso de agronomia /UFRN. Os participantes acompanharam a teoria e a prática da técnica, baseada na alternância de camadas de matéria seca (rica em carbono), matéria orgânica (rica em nitrogênio) e umidade. Os resíduos utilizados na experiência incluíram o lixo orgânico do Restaurante Universitário usado como esterco, exemplificando a integração entre ciência, sustentabilidade e reaproveitamento de recursos.