Pesquisadoras do INCT Klimapolis recebem bolsistas alemães da Fundação Hans Böckler no IAG-USP

As professoras e pesquisadoras do INCT Klimapolis Maria de Fátima Andrade,  Rita Yuri Ynoue e  Ana Paula Koury, receberam, no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP), um grupo de estudantes bolsistas da Fundação Hans Böckler, organização ligada aos sindicatos alemães.

O encontro foi marcado por uma rica troca de experiências e visões entre Brasil e Alemanha. As docentes apresentaram um panorama do INCT Klimapolis, instituto voltado à construção de cidades mais sustentáveis, justas e resilientes, além de discutirem a atual conjuntura da democracia brasileira. Os impactos das mudanças climáticas sobre o território urbano e as comunidades de São Paulo também estiveram no centro das reflexões, com destaque para os desafios enfrentados pela população mais vulnerável.

O Klimapolis nasceu a partir de uma colaboração acadêmica internacional iniciada na Alemanha, com foco em soluções climáticas para as cidades. Reconhecendo sua relevância estratégica, o governo brasileiro, por meio do CNPq, abraçou a iniciativa e a consolidou como um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), categoria reservada a projetos de excelência científica com alto potencial de impacto social.

A visita, realizada no dia 23 de abril de 2025, integrou uma programação de intercâmbio internacional que busca aproximar jovens lideranças e pesquisadores de diferentes contextos sociais e ambientais, fortalecendo redes de cooperação em torno de temas urgentes como justiça climática e desenvolvimento urbano sustentável.