Entre os dias 25 e 27 de junho, a equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas – INCT Klimapolis participa de um workshop de colaboração promovido pela Especialização em Sustentabilidade Urbana do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e pelo Grupo de Pesquisa em Ecologia e Análises Socioambientais (GEAS/IFPE). A programação
fortalece articulação entre instituições nordestinas em torno da sustentabilidade urbana e da ciência cidadã.
Representando o INCT Klimapolis, a professora Judith Hoelzemann, vice-coordenadora nacional do instituto, participa do evento acompanhada por pesquisadores da equipe potiguar com o objetivo de ampliar parcerias técnicas, acadêmicas e comunitárias em torno da sustentabilidade urbana e do monitoramento ambiental participativo. A presença do grupo reforça o compromisso do Klimapolis com uma ciência aplicada, ética e transformadora, baseada no diálogo entre conhecimento técnico e saberes dos territórios.
A agenda começou com visitas aos laboratórios de montagem de sensores do Campus Recife e ao Laboratório Maker do Campus Ipojuca, onde são desenvolvidos dispositivos de baixo custo para o monitoramento da qualidade ambiental. No mesmo local, os participantes conheceram também a estação de monitoramento da Petrobras, referência na coleta de dados atmosféricos e climáticos.
Na quinta-feira (26), a tarde foi dedicada a uma reunião interna entre os pesquisadores do IFPE, UFPE e do INCT Klimapolis. A equipe potiguar apresentou o histórico de atuação do instituto no Rio Grande do Norte, com destaque para iniciativas de experimentos do mundo real, escuta territorial e articulação entre academia, comunidades e poder público, como os projetos realizados no semiárido potiguar, na zona costeira e em áreas urbanas vulneráveis. Em contrapartida, os anfitriões compartilharam as experiências desenvolvidas em Pernambuco, ressaltando o uso de sensores ambientais acessíveis e a integração com programas de formação técnica.
O ponto alto da programação é o seminário aberto “Monitoramento e Adaptação Climática em Pernambuco”, realizado na manhã desta sexta-feira (27), no Auditório do Centro de Pesquisas do Campus Recife. A atividade conta com pitches de iniciativas locais, regionais e nacionais, incluindo a apresentação do INCT Klimapolis sobre sua proposta de “comunicação sustentável” e suas práticas voltadas à democratização da informação climática. O evento se encerra com um debate entre pesquisadores, gestores públicos e representantes de agências de cooperação sobre os desafios e potencialidades para a adaptação climática no estado. “ É muito importante fortalecer as redes de colaboração entre instituições públicas do Nordeste, promovendo a troca de experiências e metodologias que contribuam para soluções integradas e inclusivas diante das emergências climáticas. Para o INCT Klimapolis, trata-se de mais um passo importante na construção de pontes, em favor da justiça climática e da resiliência nas cidades.” Concluiu a vice-coordenadora do Instituto.



